Iremos abordar um tema relacionados à gestão de saúde corporativa que tem como objetivo principal aprimorar o bem-estar de uma população, abrangendo uma série de metas desejadas.
É crucial lembrar o famoso ditado:
“Não se pode gerenciar o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se compreende, e não se alcança o sucesso naquilo que não se gerencia”.
Portanto, ao iniciar o processo de implementação de indicadores e seus cálculos, é essencial começar respondendo algumas perguntas.
O que desejo medir?
É fundamental que a resposta esteja alinhada com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa no âmbito da saúde corporativa. Uma vez que a resposta esteja bem definida e alinhada com a estratégia organizacional.
Como vou poder medir ?
Essa indagação levará você a refletir sobre quais informações e dados são necessários e onde eles podem ser encontrados.
Dentre as diversas fontes de dados disponíveis para os indicadores de saúde, podemos citar:
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Operadora de plano de saúde: informações sobre a utilização de serviços de saúde e condições de saúde;
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Questionário do perfil populacional onde avaliamos de fatores de risco, ou outros questionários e pesquisas de saúde: coleta de informações sobre condições de saúde, hábitos de vida, qualidade de vida, fatores de risco, entre outros aspectos relevantes;
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Aplicativos (Meus Benefícios). que tenham interação com o usuário;
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Folha de pagamento: dados e informações sobre faltas, atestados médicos, afastamentos;
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Medicina ocupacional: dados e informações relacionados a exames admissionais e periódicos, fazemos integração com ferramente exemplo SOC;
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Ambulatório da empresa: registros de atendimentos médicos e de equipe de enfermagem realizados no ambulatório interno ou terceirizado da empresa;
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Recursos Humanos: dados demográficos e sociais dos colaboradores e seus dependentes;
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Outros fornecedores: quaisquer outros dados e informações relevantes para a Gestão de Saúde disponíveis por meio de outros prestadores de serviços da empresa.
Uma vez identificada a fonte de dados, é essencial organizá-los adequadamente, o que implica responder a algumas questões chave:
- A quem devo solicitar esses dados ou informações?
- Qual é a melhor forma de solicitar esses dados ou informações?
- Com que frequência devo solicitar esses dados?
- Onde devo armazenar essas informações?
Como posso transformar esses dados e informações em indicadores?
Uma ferramenta útil para responder a essa pergunta é a “Ficha Técnica de Indicador”.
Saiba mais: O que são indicadores
Estas questões são cruciais para assegurar que as especificações sejam estabelecidas de maneira eficiente, de modo que eventuais mudanças de pessoal não afetem o processo, garantindo que os fornecedores de informações estejam preparados para fornecê-las dentro dos prazos estabelecidos, evitando atrasos, possibilitando a busca de assistência de superiores em caso de obstáculos e garantindo uma organização eficaz, permitindo que qualquer membro da equipe seja capaz de calcular os indicadores.
Aqui está um modelo de Ficha Técnica de Indicador com campos e seus respectivos conceitos:
Campo | Conceito |
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Nome do Indicador | Nome descritivo e único do indicador. |
Definição do Indicador | Uma breve descrição que explica o que o indicador mede e sua relevância. |
Fórmula de Cálculo | A fórmula matemática ou método utilizado para calcular o indicador. |
Fonte de Dados | A origem dos dados utilizados para calcular o indicador. |
Período de Coleta de Dados | A frequência com que os dados são coletados (por exemplo, mensalmente, trimestralmente). |
Responsável pela Coleta | A pessoa ou equipe responsável por coletar os dados. |
Responsável pelo Cálculo | A pessoa ou equipe responsável pelo cálculo do indicador. |
Unidade de Medida | A unidade na qual o indicador será expresso (por exemplo, percentagem, dólares). |
Meta | A meta estabelecida para o indicador, quando aplicável. |
Interpretação | Uma breve explicação de como interpretar os resultados do indicador. |
Frequência de Relatório | Com que frequência os resultados do indicador serão comunicados. |
Destinatários do Relatório | As partes interessadas que receberão os relatórios com os resultados do indicador. |
Ações Corretivas | As ações a serem tomadas caso os resultados não estejam de acordo com as metas. |
Esta tabela fornece uma estrutura organizada para documentar as informações essenciais relacionadas a cada indicador, facilitando a análise de dados e a comunicação dos resultados dentro da organização. Certifique-se de preencher cada campo com as informações relevantes para o indicador específico que você está acompanhando.