Este artigo abordará as soluções analíticas hospitalares que podem auxiliar os sistemas de saúde e trazer maiores benefícios para os pacientes e sociedade em geral.

Não faz muito tempo, mas o setor de saúde já começou a implementar a Inteligência Artificial (IA) com um único propósito: aprimorar a capacidade de atendimento, redução de custos, capacidade maior em relação a diagnósticos… e tudo isso se traduz em somente uma coisa: uma eficácia maior e quase completa em todos os processos relativos.

Já falamos como a crise da pandemia de Covid-19 acelerou esse processo em várias formas e aspectos: coletas e acompanhamentos hospitalares feitos através da Inteligência Artificial (IA) da melhor maneira possível.

Um pequeno adendo sobre como a Covid tem afetado outros setores de negócios no brasil e afetam diretamente o sistema de saúde que ainda não contam com soluções analíticas hospitalares para um maior e melhor atendimento.

Uma das vertentes mais afetadas foi a da construção civil.

Um trabalho que é necessário trabalho em grupo, mas não somente isso, uma exposição grande perante ao novo vírus. A afetação se dá de maneira completa: segue-se desde a contratação e suas novas regras, passando por EPI que antes já era obrigatório usar, mas agora é a única defesa contra o vírus, passando pela contratação e compra de materiais, pessoal, e o mais perigoso: o contato com outros.

De qual maneira a pandemia afetou a construção civil desde março? De qual maneira está sendo afetada em sua maioridade? Quais os procedimentos a serem adotados para que, de maneira a seguir a flexibilização, o setor da indústria de construção civil possa se recuperar e trabalhar em segurança?

A primeira coisa que pode ser imaginada e falada é sobre o home-office, certo? Várias empresas (a maioria, na verdade) adotou o sistema remoto como vigente, mas de qual forma isso pode ser feito na construção civil? Tirando a parte administrativa, o restante fica totalmente atingido, e não existe maneira de fazer o trabalho pesado de forma on-line.

É nessa hora que entra em ação os planos de segurança e proteção aos trabalhadores que terão que trabalhar em um canteiro de obras, por exemplo. Pois não podemos simplesmente parar com o serviço prestado pelos trabalhadores da construção civil. Basta recordar dos hospitais de campanhas que foram erguidos em grandes cidades do País.

Não era a construção de um hospital, sabemos disso, mas precisou de tarefas relacionadas e diretamente ligadas ao ramo da Construção Civil. Portanto, uma paralisação está totalmente fora de cogitação.

Em uma análise mais extensa, a importação de equipamentos de Construção Civil também caiu muito. Esse é o caso da importação de PVC, apenas um dos itens da lista, tendo em vista que, a demanda diminuiu de forma drástica.

Então o ramo da Construção Civil sofre muito com a Covid-19. Em algumas cidades pequenas (com pouco mais de 100 mil habitantes – é o caso da cidade de Ourinhos, localizada no interior do Estado de São Paulo), um hotel foi utilizado como Hospital de Campanha, desde março até a data vigente.

Equipes de construções civis tiveram que fazer adaptações, pequenas reformas em quartos que, antes recebiam hóspedes em viagens, mas que naquele momento precisavam ser adaptados para receber leitos onde os contagiados pelo coronavírus ficariam em observação até se curarem.

Isso nos faz ver, que, mesmo não tendo uma grande demanda devido a pandemia, o ramo da Construção Civil se mostra ainda muito necessário para a população, mesmo com as contaminações de coronavírus.

Um dos grandes, senão o maior expoente, é realmente uma paralisação no começo, e uma diminuição dos ritmos de obras. Isso afeta de maneira alarmante várias incorporadoras que tinham datas de lançamentos de novos prédios, novos locais de habitação e lazer, tendo em vista que, o cenário é totalmente não flexível. Em um dado momento as medidas de restrições e flexibilizações são positivas e os trabalhos podem ser retomados, mas em outros momentos, como a nova onda (classificada como segunda onda) do Covid-19, torna tudo muito incerto.

O problema não é só a postergação das obras que já estavam em andamento, mas os impactos que causam nisso como um todo. Vamos relembrar aqui gastos que já haviam sido feitos com empreiteiras, contratação de equipes de trabalho, pagamentos de terrenos e engenheiros, urbanistas e demais pessoas que fazem parte do todo trabalhista.

De maneira que o ramo de Construção Civil foi afetado, podemos ver que isso influencia no sistema de saúde sem soluções analíticas, a partir do momento em que, os hospitais encherão e não sobrará tempo para implementar. É um dominó: basta uma peça cair para que as outras sejam derrubadas logo após.

Como a Inteligência Artificial (IA) pode auxiliar neste momento?

Podemos exemplificar alguns passos a serem dados, tais como:

  1. O hospital que conta com o sistema de Inteligência Artificial (IA) traçar o mapa de saúde de seus pacientes, mapeando regiões e assim, de certa forma, prever determinadas patologias, se antecedendo para poder oferecer os melhores serviços para essas pessoas.
  2. Feito isso, uma escala de plantões e atendimentos podem e serão melhoradas – o que atinge em cheio o direito de trabalho e suas vertentes jurídicas -, pois isso traz um impacto em toda a rotina do hospital. Dessa forma, a produtividade e até desempenho individual aumentam, trazendo um melhor benefício para todos.
  3. A gestão de custos melhora em níveis surpreendentes, uma vez que estará estabelecido o que é realmente o necessário, e não supérfluos.

Os desafios são grandes, mas a solução é simples e não tão peculiar. Um software de Inteligência Artificial pode e vai ajudar a melhorar tudo isso. Aliando uma excelente tecnologia ao setor hospitalar, todos poderão ver que, as análises hospitalares são o cerne da questão, pois uma vez solucionadas, ou pelo menos serem trabalhadas de uma maneira mais séria e analítica mesmo, os resultados podem ser outros, mais positivos para a sociedade como um geral, mas em especial, para o hospital e seus colaboradores, uma vez que todo o processo e equipe consegue trabalhar de maneira organizada e focada.


Nós da Solution4you utilizamos IA para gestão de saúde, transformamos números em planos de ação, ajudamos no cruzamento de informações para humanizar a relação entre os gestores de recursos humanos e colaboradores.